
Fechando a quadrilogia dos bolos nordestinos, que começou com o Bolo de Fubá Mimoso, seguido do Bolo de Tapioca, seguido por sua vez do Bolo de Carimã, aqui vai o último da série, o famoso Bolo de Aipim, que, para a felicidade de todos, é facílimo de fazer, quer ver?
Bata 2 xícaras mal cheias de açúcar (eu usei demerara, mas fica à vontade) com 3 colheres bem cheias de manteiga da boa até o creminho ficar bem homogêneo; some 3 gemas peneiradas e bata bem, de novo; agora some algo em torno de 1 kg de aipim cru descascado e ralado fininho (deixe de molho depois de descascado e partido ao meio, por pelo menos 30 minutos); bate, bate, bate... por fim, some 1 garrafinha de leite de coco (Sococo, please!). Pronto! Deite a massa em forma untada (nem precisa enfarinhar) e leve ao fôrno médio pré-aquecido até o aroma sinalizar que é hora de desligar! Eu gosto de comer a primeira fatia quente, pelando... não tô nem aí para a dor de barriga que a vovó dizia.
O bacana do bolo de aipim é que ele não leva farinha e nem fermento, e pode ser feito com açúcar mascavo, numa versão bem natural.
Eu aprendi a fazer esse bolo com a comadre Marilene, que sabe tudo sobre bolos e xinxins. =)

A primeira fatia foi de Bento, que acordou com o cheiro que vinha da cozinha!
Bom dia com Bolo de Aipim quentinho e café fresco!
Nenhum comentário:
Postar um comentário